28 de junho de 2012

Qual é o seu Harã?

Certa vez fui na Igreja Batista da Glória, em Vila Velha e ouvi um sermão muito interessante. Falava sobre o pai de Abraão, Terá, um homem que tinha como objetivo chegar a Canaã, mas por algum motivo desistiu e viveu seu resto de vida numa cidade chamada Harã. O texto encontra-se em Gênesis 11:27-32: 

"Esta é a história da família de Terá: Terá gerou Abrão, Naor e Harã. E Harã gerou Ló. Harã morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá, seu pai. Tanto Abrão como Naor casaram-se. O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá. Ora, Sarai era estéril; não tinha filhos. Terá tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali. Terá viveu 205 anos e morreu em Harã." 

Uma coisa tem que ser dita antes de começar. Em Atos 7:2-3, Estevão diz:

"A isso ele respondeu: "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse: ‘Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei’. "Então, ele saiu da terra dos caldeus e se estabeleceu em Harã. Depois da morte de seu pai, Deus o trouxe a esta terra, onde vocês agora vivem."

Esse texto acima confirma então que Deus apareceu a Abraão quando ele ainda vivia com seu pai, Terá. Abraão deve ter dito a Terá que Deus lhe ordenou para que partissem de Ur dos Caldeus para a terra de Canaã, Terá então partiu com sua família para Canaã. Até aqui ta tudo certo, tudo muito bonito, Terá estava obedecendo a ordem de Deus e Abraão estava fazendo exatamente o que Deus lhe ordenara. Mas quando chegaram a uma cidade chamada Harã, Terá decidiu estacionar ali e por ali ficou. Existem dois nomes iguais nessa história se você percebeu: Harã, uma cidade e Harã, um filho de Terá que havia morrido. Deixe-me falar da cidade de Harã um pouco:

A cidade de Harã ficava no meio do caminho entre Ur dos Caldeus (onde Terá vivia com sua família) e Canaã (onde Abraão deveria ir). Harã tinha uma terra muito fértil e próspera, mas era um local altamente pecaminoso pois o seu povo era voltado para a idolatria, adoravam um deus cujo nome era "Lua". Estudiosos dizem que Terá se envolveu com os pagãos e passou a idolatrar o deus Lua. Um local que parecia ser bom, próspero e fértil o levou a ruína. O texto diz que Terá morreu em Harã com 205 anos. 

Mas o que deu na cabeça de Terá para ficar em Harã? Será que foi por causa de seu filho que faleceu? Será que Terá não conseguia esquecer de seu filho? Talvez a morte de Harã não havia sido resolvida dentro de Terá... Eu até posso tentar compreender como é a dor de perder um filho, deve ser realmente algo muito ruim e doloroso, porém Terá deveria ter ouvido Abraão e obedecido o que Deus havia mandado. Terá acabou se perdendo, se envolveu com a idolatria a um deus pagão, perdeu assim a benção de Deus, perdeu assim Canaã. 

Agora meus amigos, imaginem se Abraão ficasse em Harã também? Imaginem se Abraão tivesse desistido das promessas de Deus? Abraão não seria o pai da fé. Terá atrasou Abraão em sua missão, serviu como empecilho. O próprio pai quase acaba com a vida de seu filho, além de acabar com sua própria vida. Isso nos mostra que estar associado intimamente a alguém que não busca a vontade de Deus pode nos fazer parar em nossa caminhada e fazer a gente perder aquilo que Deus havia preparado para nós. Talvez uma namorada(o), uma amizade, uma pessoa que parece ser "próspera e fértil" mas que no final vai te conduzir a morte, vai te desviar de Deus, da sua caminhada, da sua missão, da terra prometida. Também sua vaidade pode ser um Harã ou até mesmo seu carro, seu computador, qualquer objeto material que seja, tudo que te levar para longe dos caminhos de Deus é um Harã em sua vida.

Quero concluir e fazer você refletir sobre sua vida: Qual é o "Harã" de sua vida? O que te faz parar na sua caminhada com Deus? Me lembro de Jacó (bisneto de Terá) que fugiu de uma responsabilidade, de um compromisso e ficou trabalhando 14 anos para Labão como seu escravo... era um "Harã" em sua vida. Pode ser que você já esteja fazendo de "Harã" seu local definitivo, porque pensa não ter mais forças para prosseguir em direção a "Canaã". Pode ser que você tenha uma problema mal resolvido e isso transformou-se no seu "Harã", pois te impede de prosseguir. Não se esqueça de que Harã ficava no meio do caminho... É triste pensar naqueles que ouviram o chamado de Deus para a santidade, começaram a caminhada mas pararam no meio do caminho, pararam no seu Harã. 

Perseverança! Coragem! Lutem! Não parem em Harã, marchem para Canaã!!!

 "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13-14

Um comentário: