22 de novembro de 2010

Estrelas...

Você já olhou para o céu naquela noite em que as luzes da cidade estão todas apagadas? Se sim, com certeza você ficou admirado com a quantidade de estrelas, e não era pra ser diferente, pois elas são lindas! Os antigos usavam as estrelas como guias, calendários, ciências, etc. As estrelas sempre foram sinônimos de beleza, de algo muito bom. As estrelas conseguem nos inspirar a escrever coisas lindas, a fazer coisas lindas. Em Isaías, Lúcifer era conhecido como Estrela Alva por sua beleza incomparável, mas é claro, isso foi antes de sua queda. E é exatamente nisso que eu quero levá-lo a refletir: Quando uma estrela para de brilhar.


Na nossa vida cristã, temos sempre que ser estrelas. Temos sempre que brilhar no meio da escuridão, temos sempre que levar luz, temos sempre de servir como exemplos, temos sempre que ser guias. Em Mateus 5, Jesus diz que nós somos Sal e Luz do mundo, no versículo 16 ele termina:
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
Existem vários tipos de estrelas, mas eu gostaria de comparar apenas 3 tipos: Uma estrela comum, uma estrela cadente e uma estrela decadente.

- A estrela comum é aquele cristão que tem sua vida firmada nos mandamentos de Deus. Ele é obediente, temente a Deus e seus passos sempre estão em busca da vontade de Deus. Ele lê a bíblia todos os dias, pois sabe que assim Deus fala com ele. Ele ora todos os dias, pois assim ele fala com Deus. Ele procura sempre ajudar as pessoas em sua volta e com isso, ele consegue sempre brilhar onde há trevas.

- Temos também as estrelas cadentes, essas são aquelas pessoas que por onde passam deixam um brilho especial. As estrelas cadentes tem como propósito dedicar todo sua vida para a obra de Deus, e por isso ela esta sempre em movimento, levando luz, brilho, calor, amor...
Eu poderia dizer que essas estrelas são como os missionários, pois eles não tem um lugar fixo para encostar suas cabeças e dormir. Em Mateus 8:20, Jesus disse:
"As raposas tem covis, as aves do céu tem ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça."
Com certeza Jesus e seus discípulos foram estrelas cadentes, e também muitos missionários, pastores e obreiros que dedicaram suas vidas à Deus.

- Mas também temos as estrelas decadentes. Essas estrelas decadentes são como Lúcifer, que brilhou por um período mas caiu em densas trevas. Essas estrelas não brilham mais, são frias, não levam amor, não fazem nada! Essas estrelas podem estar no meio da escuridão total que ninguém irá conseguir enxergar um feixe de luz nela, isso porque ela esqueceu de brilhar e preferiu se esconder nas trevas. Isso acontece quando deixamos de servir a Deus e começamos a buscar os nossos próprios interesses, porque a partir daí, entramos em uma decadência sem volta. Quando Deus não é mais o foco de nossas vidas, corremos sério risco de nos tornarmos uma estrela decadente, e eu vou confessar uma coisa aos leitores, eu tenho muito medo disso. Tenho medo pois sou um pecador e tenho total convicção disso; tenho medo porque sou muito falho, fraco, pequenino e sei que se eu me afastar de Deus por 1 semana, irei cair. Tenho medo porque o pecado me machuca, e como eu já sofri por isso... levo até hoje comigo as marcas da desobediência de Deus; e eu tenho medo porque, apesar disso tudo, eu ainda continuo a cair; apesar de conhecer o caminho certo a trilhar, insisto em trilhar o caminho errado... me sinto meio Paulo quando ele diz em Romanos 7:24: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"

Apesar disso tudo, nós sabemos como conseguir nos manter firmes na luz, o problema é se nós queremos fazer isso, pois isso depende de nós! Nós podemos evitar nossas quedas, podemos evitar nossos sofrimentos, e isso depende só da gente! Jesus já fez o sacrifício dEle por nós, já nos ensinou como ser um com Ele, assim como Ele é um com o Pai(João 17).

O diabo quer tirar o nosso brilho, ele espera você fraquejar na fé para tentar te derrubar, e isso irá depender do seu relacionamento com Deus. O diabo quer tornar você igual a ele, sem brilho, sem luz, sem sal, sem nada! - (E realmente ele não tem NADA, pois nem a chave da casa dele (o inferno) ele tem...) - Uma estrela decadente pode levar com ela outro feixo de estrelas, isso porque as estrelas comuns se esquecem do foco em Deus e passam a ter o foco nessa estrela decadente, e acabam rindo e zombando tanto da estrela decadente que se tornam igual a ela, sem brilho. Aí esta todo o problema quando um cristão cai, pois sua queda espalha dor para todos os cantos, e isso é fruto do pecado.

Nós podemos escolher o que queremos ser. Nós podemos escolher mudar para melhor, pensarmos um no outro antes de agir e falar, pensar mais e menos falar... Nós podemos, sim, nós podemos, pois esta escrito em 1 João 2:14b: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." Depende de nós, nos ajudando um ao outro... depende de nós fazermos a oração de Jesus em João 17 se tornar verdade... Por mais que eu tente ser uma estrela que brilha, sei que irei cometer falhas, assim como todos nós iremos cometar falhas, mas depende de nós acender o brilho de nossos irmãos que estão em trevas...

Qual foi a tua decisão hoje? O que você escolheu ser?

Não seja como Lúcifer, um derrotado que agora tenta tragar todos para sua derrota, mas seja como Jesus, que por sua entrega de vida conseguiu resgatar todos nós! Aleluia! Glórias sejam dadas ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário