2 de dezembro de 2012

Apócrifos: Inspirados ou não? - Parte 2



DISTORÇÕES E HERESIAS PRESENTES NOS LIVROS APÓCRIFOS




·      Tobias 05:16-18 “Tobit então perguntou-lhe: “Rogo-te que me digas de que família e de que tribo és tu?”O anjo respondeu: “Que é que procuras: a raça do teu servo, ou o próprio servo para acompanhar teu filho? Mas, para tranqüilizar-te: Eu sou Azarias, filho do grande Ananias.”
Como pode um anjo de Deus (Tobias 05:06), mentir sobre sua origem?
Oséias 04:02 Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.”
·          

    Tobias 11:13 → “Tobias então tomou o féu do peixe, e pô-lo nos olhos do seu pai. Depois de meia-hora, começou a sair-lhe dos olhos uma belida branca, como a membrana de um ovo. Tobias tomou-a e arrancou dos olhos do seu pai, o qual recobrou  imediatamente a visão.
Féu de peixe, cura cegueira?
Tiago 05:14 → “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;”
Levítico 20:27 → “Quando, pois, algum homem ou mulher forem médiuns ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.”


·         Tobias 06:07 “Entretanto, Tobias perguntou ao anjo: “Azarias meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar.” O anjo respondeu-lhe : “Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará todas espécies de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles. Quanto ao féu, pode-se fazer com ele um ungüento para os olhos que tem uma belida, por que ele tem a propriedade de curar”.
Coração de peixe queimado expulsa demônios? Féu de peixe cura cegueira?
Marcos 16:17 → “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios;”
Atos 16:18 → “Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.”


·         I Macabeus 03:30 “(...) que distribua em certo tempo com mão generosa, porque excedia em liberdade a todos os reis, seus predecessores.”
·    Tobias 12:09 “Porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida”
Dar esmolas purifica pecados?
I Pedro 01:18-19 → “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, Mas com o precioso sangue de Cristo”


·            I Macabeus 06:16 → “O rei Antíoco morreu ali no ano cento e quarenta e nove.”
·       I I Macabeus 01:16 → “Mas quando Antíoco entrou no interior, abriram uma porta secreta na abóbada e esmagaram o príncipe sob uma saraivada de pedras.”
·         I I Macabeus 09:07 → “(...) quando repentinamente caiu da carroça, arrancado pela violência da corrida e, na queda fatal, quebrou todos os membros.”
Morrer três vezes na mesma vida?
Hebreus 09:27 → “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”
Pessoas sem Jesus morrem pela segunda vez, mas só depois do juízo.
Apocalipse 21:08 → “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
Porem não é o fim, é somente simbolismo e ele permanecerá viva por meio dos sofrimentos.
Mateus 25:41 → “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”


·     I I Macabeus 02:24-25 → “Considerando a multidão das letras e as dificuldades dos assuntos experimentam aqueles que em vista da abundancia dos assuntos experimentais aqueles que desejam penetrar no estudo das narrativas históricas, temo-nos preocupado em agradar aos que apenas desejam lê-las, em facilitar aos que procuram retê-las e em ser úteis a todos em geral.”
Dificuldade em resumir o texto, e escrito de forma a agradar os leitores?
·         I I Macabeus 12:40 → “Ora, sob a túnica de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jânia, reconheceram que fora esta a causa da morte deles.”
Morte por causa da idolatria? Como se não bastasse, também foi feita expiações por pecados dos mortos.



·        I I Macabeus 12:43 → “Mortos por causa dos pecados, em seguida, fez uma coleta, enviando  a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos seus pecados: belo e santo  modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, por que, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido em vão e supérfluo rezar por ele. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; Eis por que pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas.”
Mortos piedosamente? Acima diz outra coisa, foram mortos por causa da idolatria.
Deuteronômio 07:25 → “As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas, não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus.”
Jeremias 19:04 → “Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram.”
Eclesiastes 09: 05-06 → “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”
I I Samuel 12:23 → “Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.”


·    I I Macabeus 14:37 → “Aconteceu também que Razis, um dos anciãos, de Jerusalém , foi denunciado a Nicanor. Era um homem dedicado aos seus concidadãos, de grande reputação, e cognominado pais dos Judeus.”
Cognominar =apelidar
Razis, pai dos Judeus?
Gênesis 17:04 → “Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;”
Atos 13:26 → “Paulo continuou: -Meus irmãos, descendentes de Abraão, e também vocês, não judeus que temem a Deus, escutem!”
Romanos 04:01 → “Então o que é que podemos dizer de Abraão, o antepassado de nossa raça?”


·         I I Macabeus 14:41 → “Quando ia ser preso, transpassou-se com a própria espada.”
vs 46: “E já inteiramente exangue, arrancou, com as próprias mãos, as entranhas  que saiam, lançou-as sobre os inimigos. Foi assim que seu fim, pedindo ao Senhor da vida e do sopro que lho restituíssem um dia.”
Suicídio louvado e justificado?
·    

     II Macabeus 15:38 → “Finalizando aqui minha narração. Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo; Se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor.”
Um dos pré requisitos para um livro entrar na Bíblia, é ele ser inspirado pelo Espírito Santo. Como um livro inspirado por Ele, pode ser imperfeito e medíocre?
·   

     
    Eclesiástico 03:16-17 → “E por teres suportado os defeitos da sua mãe, ser-te-á dada uma recompensa. Tua casa tornar-se-á próspera na justiça. Lembrar-se-ão de ti no dia da afeição, e teus pecados dissolver-se-ão como o gelo ao sol forte”
Honrar pai e mãe perdoa pecados?
I Pedro 1:18 → “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais.”


Segue sobre o seguinte título: Discernir a quem se deve fazer o bem.
·       Eclesiástico 12: 04-05 → “Dá ao homem bom, não ampares ao pecador. Dá aquele que é bom, e não auxilie o pecador”.
Não se deve auxiliar em nada o pecador?
Provérbios 25:21 → “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Por que assim, você o fará queimar de remorso, e o SENHOR to retribuirá.”
·          

      Judite 01:01 → “Nabucodonozor, rei da Babilônia em Nínive.”
Segundo relatos bíblicos, na geografia da Mesopotâmia, na época do Velho Testamento, Nínive ficava na região Nordeste, enquanto a Babilônia, ficava a Sudoeste. Uma distância gigantesca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário