12 de agosto de 2010

Capítulo 3 - Qual a Diferença Mais Importante entre Protestantes e Católicos?


Se alguém chega hoje a você e pergunta: “Como posso ser salvo? Quero ir para o céu e não para o inferno. Que preciso fazer?” O que lhe diria você?

Fiz esta pergunta a milhares de Católicos Romanos e também estou fazendo-a a você. Quase todos dão substancialmente a mesma resposta. É a mesma resposta que eu, como Protestante, dava, antes da minha salvação, quando ainda não conhecia a resposta que Deus dá na Bíblia. Esta resposta poderia ser reduzida: seja bom, não peque, ande na Lei de Deus.



A Grande Surpresa: Não Podemos Ganhar a Salvação

A Bíblia nos ensina exatamente o contrário do que aquilo em que a maioria de todos nós acreditava. Ela nos ensina que somos todos pecadores e não merecemos salvação: Todos pecaram...Não há quem faça o bem, não há um sequer...(Romanos 3:23 e 12). Estamos todos incluídos. A Bíblia diz que não somos bastante bons para salvar nossas almas: Maldito todo aquele que não se atém as todas as prescrições que estão no livro da lei, para serem praticadas (Gálatas 3:10). Deus pede que permaneçamos em tudo, não apenas que sejamos melhores que os outros - permanecer em tudo! Alguns de nós abdicam mais do que os outros, mas ninguém é perfeito. Mesmo assim ninguém permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei. Deus ainda nos ama e em seu amor Ele nos oferece as boas novas do Evangelho. Isto é, que apesar do que merecemos, Ele tem tido misericórdia de nós e enviou seu Filho a fim de pagar pelos nossos pecados.

Algumas vezes um criminoso culpado e condenado, esperando pela execução, recebe o indulto do Governador. Deus fez isto por nós: Porque o salário do pecado é a morte, e a graça de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor... Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Romanos 6:23; João 3:16).

Deus explica que não podemos nos salvar por nós mesmos, mas a salvação é o seu presente para todos nós, pecadores. “Pois pela graça sois salvos por meio da fé, e isso não vem de vós, é o dom de Deus: não vem de obras, para que ninguém se encha de orgulho” (Efésios 2:8-9).

Veja como a Bíblia contradiz textualmente a crença de tantas pessoas de que se trabalharem arduamente serão capazes de se salvar, guardando a Lei de Deus: Sabendo entretanto que o homem não se justifica pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus Cristo, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da Lei, porque pelas obras da Lei ninguém será justificado (Gálatas 2:16). E outra vez, o justo viverá pela fé (Gálatas 3:10-11). (Veja também Gálatas 3:12-13; 5:4; Romanos 3:20).

O criminoso ao qual o perdão é oferecido não o recebe porque é melhor do que os demais criminosos. Ele é culpado e está condenado. Mas ele confiou em que aquele pedaço de papel o libertaria. Confiou nele e saiu andando como um homem livre. Em Jesus Cristo Deus oferece seu perdão aos pecadores que não o merecem. O que você vai fazer com ele?


A Morte de Cristo Não Foi um Erro Estúpido


A Bíblia diz que se fosse possível nós recebermos a salvação guardando a Lei de Deus não haveria razão alguma para Cristo ter morrido por nós (Gálatas 2:21).

A Bíblia tanto explica porque não merecemos salvação como o que Cristo fez neste sentido. Ele morreu em nosso lugar e tomou sobre ele o nosso castigo. Todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus – e são justificados gratuitamente por sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus: Deus o expôs como instrumento de propiciação por seu próprio sangue, mediante a fé ... Porquanto nós sustentamos que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei (Romanos 3:23-28). Esta passagem também explica quem será justificado: aquele que crê em Jesus.

Deus afirma que todos pecaram. Aceite sua palavra. Não tente convencê-lo de que você é uma exceção. Arrependa-se de seus pecados, porque Cristo morreu na cruz, a fim de pagar a penalidade deles; não apenas pelo pecado original de Adão, mas por todos os pecados. O Apóstolo João escreveu: ... E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 João 1:7). Aceite o perdão que Ele lhe oferece!


Outro Caminho Não Funciona


Em Roma, quando morre um Papa, grandes cartazes são colocados nos muros da cidade, pedindo que as pessoas orem pela sua alma, porque a Igreja Católica crê que ele está sofrendo no Purgatório. Francamente... O Catolicismo não pode salvar nem mesmo os seus próprios Papas?! Se você está confiando neste sistema religioso para sua salvação, só deve esperar por uma destas duas coisas:

· A Bíblia está errada em dizer como uma pessoa é salva.
· Que você é um Católico melhor do que os Papas.

Encaremos a verdade: a Bíblia não pode estar errada e provavelmente você não é um Católico melhor do que os Papas. Mas temos a maravilhosa notícia de que Deus nos oferece salvação através de seu Filho para todos os pecadores que não a merecem.


Por Favor, Receba o Presente de Deus!


A salvação, como já vimos antes, é um dom gratuito de Deus para nós. Tudo o que temos de fazer para receber este presente é aceitá-lo (Efésios 2:8-9). Aceitar o presente de Deus para a salvação significa aceitar o seu Filho porque: Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida (1 João 5:11-12).

Aceitar Cristo significa que você tem de parar de acreditar que pode se salvar através do Batismo, sendo bom o suficiente e depois sofrendo no Purgatório. Ponha sua fé num fundamento mais sólido. Confie somente em Cristo para ser salvo. Peça-lhe para entrar em sua vida e purificá-la como Ele deseja fazer. E quando ele o fizer, Deus não mais o verá com seus pecados, mas através da bondade de Cristo. João, o Apóstolo que Jesus mais amava, escreveu: Mas a todos que o receberam, deu o poder de se tornarem filhos de Deus (João 1:12). O Apóstolo Paulo experimentou isso em sua própria vida: Tendo sido, pois, justificados pela a fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tivemos acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes (Romanos 5:1-2).

Em minha própria experiência, quando descobri que Deus estava me pedindo para confiar na salvação que Cristo me oferecia, tive uma luta real. Ele estava me pedindo para desistir daquilo com que eu contava para minha salvação: minha bondade e meus próprios méritos. Um artista adaptou este sentimento com o quadro de uma criança que largou o brinquedo para sair correndo atrás de um belo pássaro que estava voando em direção à terra para pousar em sua mão.

Eu não era o que se pode chamar de um pecador muito mau, quando entendi que Deus estava me oferecendo salvação através de Cristo. Quando examinava minha vida a coisa que mais me aborrecia era que eu usava um vocabulário sujo, que sabia não agradar a Deus. Achava que se pudesse abandoná-lo, eu já seria digno de receber a salvação.

Tinha ainda outra motivação para me limpar deste pecado. Era estudante universitário nessa época e desejava muito dar uma boa impressão às garotas, mas ficava sempre embaraçado com o meu linguajar sujo, que aflorava nos momentos mais inoportunos.

Até certo ponto pedi ajuda a um amigo. Cada vez que ele me ouvisse dizer um palavrão eu lhe pagaria uma multa. Em pouco tempo ele havia acumulado uma boa soma de dinheiro, o qual nós gastamos numa noite, fora da cidade. Mas não funcionou. Eu não conseguia controlar nem mesmo aquele único pecado, imagine os pecados de todos os pecadores! Se eu fosse um ladrão teria mais dinheiro. Pecado sexual me teria dado momentos de prazer. Mas o meu linguajar sujo nada me oferecia em troca e eu não conseguia me livrar daquele mau hábito. Quando constatei isso, abandonei qualquer esperança de ser bastante bom para me salvar e acreditei em Deus. Foi um momento de humilhação e uma decisão muito difícil. Encarei o fato de que estivera errado por 23 anos e pedi a Cristo para entrar em meu coração e me purificar.

As lágrimas de alívio no final dessa luta interior ainda me escorriam pela face, quando saí como um novo homem, salvo pela graça, não pelas obras, e arrolado no livro do céu. Cristo vivendo em mim logo purificou meu vocabulário e tem purificado tudo o mais, desde então.

Vi a mesma coisa acontecer a todos os filhos de pecadores, a drogados que roubavam o último centavo de sua própria mãe para comprar drogas. Deixar Cristo limpar uma vida, depois que Ele salva uma alma, nem sempre é fácil. Levamos tempo lendo sua Palavra para deixá-la persuadir-nos, mas Deus envia seu Santo Espírito para habitar em nós, quando recebemos seu Filho e somos purificados pelo seu poder e não pelo nosso próprio. Esse é o segredo.

Você também pode ser salvo hoje por um simples e sincero ato de fé. Jesus disse: Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu não o rejeitarei (João 6:37). Quer parar e vir a Jesus agora mesmo para resolver este assunto? Você não vai ser rejeitado. Se você precisar, leia novamente tudo o que você não entendeu, mas não desista de sua decisão. Nada mais que você possa fazer com sua vida terá maior importância, se depois você for para o inferno. Então, por que não confessa seus pecados agora mesmo ao próprio Deus? Se o fizer, creia que Jesus Cristo já pagou por todos eles.

Depois, sugiro que você lhe agradeça. Mostre-lhe como você se importa, dedicando tempo à leitura da sua Palavra, a Bíblia, cada dia, a fim de ter uma relação de amizade com ele e descobrir o que Ele realmente deseja fazer de sua vida. Cristo é o seu Senhor e Mestre, tanto como seu Salvador. Ele deseja guiá-lo em tudo o que você fizer em sua vida.

Assim como Deus o ajudará a encontrar companheirismo com os outros Cristãos em um grupo que realmente crê e segue a sua Palavra, Ele também vai ajudá-lo a trazer seus amigos e parentes para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário