25 de agosto de 2010

Capítulo 8 - Sobre Quem a Igreja Foi Fundada?

O próprio Apóstolo Pedro explica na Bíblia sobre quem a Igreja foi fundada. Ele diz que Jesus é a pedra angular. É ele a pedra rejeitada por vós, os construtores, mas que se tornou a pedra angular. Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:11-12).

Para conseguir uma base bíblica para o papado a Igreja Católica negligencia inúmeras passagens, tais como a anterior, que menciona claramente que Cristo é o cabeça e fundador da Igreja e mostra apenas uma pequena passagem no Evangelho de Mateus. Eles deixam de verificar que mesmo se a Igreja tivesse sido fundada sobre Pedro, não existe coisa alguma nesta passagem que afirme que tal status passaria aos Papas. Mostrarei esta passagem aqui com os poucos versos que a precedem, a fim de melhorar a nossa compreensão.

E eles disseram: “Uns afirmam que é: João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”. Então lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Simão Pedro, respondendo disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu Simão filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela” (Mateus 16:14-18). No Grego, língua original do Novo Testamento, Cristo chama Pedro de rocha (gênero masculino) e em seguida diz sobre esta pedra (gênero feminino) edificarei a minha igreja. Qual a pedra sobre a qual a Igreja foi construída? A interpretação geral da Igreja Católica é Pedro, mas a diferença de gênero torna isso muito questionável. E, então, cinco versos adiante, Cristo repreende Pedro veementemente chamando-o de Satanás. Assim, no próprio contexto, percebemos que a rocha sobre a qual Jesus fundou sua Igreja é a declaração de Pedro de que Jesus é o Messias.

Se nos foram deixadas outras passagens da Bíblia para nos ajudar a descobrir sobre quem a Igreja foi fundada, vamos saber que é Jesus: Quanto ao fundamento, ninguém pode colocar outro diverso do que foi posto: Jesus Cristo (1 Coríntios 3:11).

Pedro certamente teria entendido se a Igreja tivesse sido fundada sobre ele, mas escreveu que ela foi fundada sobre Cristo. Com efeito, nas escrituras se lê: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; quem nela crê não será confundido. Isto é, para vós que credes ela será um tesouro precioso, mas para os que não crêem, a pedra que os edificadores rejeitaram, essa tornou-se a pedra angular, uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair. Eles tropeçam porque não crêem na Palavra, para o que também foram destinados (1 Pedro 2:6-8). Pedro entendeu que Cristo é a pedra angular, o fundamento da igreja, e estava se referindo a Ele, obviamente, nesta passagem.

O próprio Jesus falou: Não lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular (Marcos 12:10). Os judeus entenderam que ao afirmar isto Jesus estava proclamando-se o Messias e, uma vez que não o desejavam como cabeça, logo tentaram matá-lo, conforme previsto na Escritura. Mais tarde o conseguiram, porém ele se levantou da morte e se tornou a pedra sobre a qual sua Igreja foi fundada. Você aceita Cristo como o fundamento e direção de sua vida?

Voltando, então, a Mateus 16:14-18, com este pano de fundo das Escrituras, fica bem claro que a rocha a que Jesus se referiu não foi Pedro, mas a sua confissão: Tu és o Messias.

Mesmo que isso não fosse verdade e Pedro fosse a rocha sobre a qual a igreja foi fundada, ainda não há qualquer razão bíblica para pensar que a autoridade de Pedro foi passada a outros e que os Papas são seus sucessores. Nem há razão para crer que tal idéia foi aceita pela Igreja Primitiva. De fato, a idéia de papado foi-se desenvolvendo aos poucos e somente em 1870 d.C. foi que a infalibilidade do Papa tornou-se um dogma. Mesmo então, houve grande oposição dentro da própria Igreja Católica Romana. Realmente não existe fundamento de que exista homem algum infalível, além do próprio Jesus, para ter a autoridade sobre nós, que o Papa proclama ter, embora haja muitas razões para crer que ele deseja muito que creiamos nisso.

É deveras confuso que o Papa proclame a sua autoridade, infalibilidade e o direito de ter outros ajoelhados diante dele, como sendo o sucessor de Pedro. Pedro jamais exigiu tais coisas. Foi exatamente o contrário, quando alguém quis ajoelhar-se diante dele e ele falou: levanta-te, pois eu também sou apenas um homem! (Atos 10:26).

Além do mais, Paulo achou necessário repreender Pedro severamente, não porque ele era infalível, mas justamente porque ele estava errado. Paulo escreveu: Mas quando Cefas (Pedro) veio a Antioquia, eu o enfrentei abertamente, porque ele se tinha tornado digno de censura (Gálatas 2:11). Nem foi este o primeiro erro que Pedro cometeu. Todos nos lembramos de que ele negou a Cristo três vezes no momento crucial do seu julgamento e condenação. Não pretendo desmerecer coisa alguma deste grande Apóstolo, mas não é lógico clamar que a infalibilidade do Papa foi-lhe transferida por um homem que cometeu erros, e sua autoridade sobre a Igreja, de um homem que proibia as pessoas de se ajoelharem diante dele.

Uma vez que a verdadeira Igreja é fundada sobre Jesus Cristo, deveríamos encontrar uma Igreja que não pregue salvação baseada em boas obras e sacramentos, mas uma que tenha sua base na Santa Bíblia e no único nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos - Jesus Cristo! Desde que tudo que pode ser encontrado sobre Jesus Cristo está na Bíblia, não vemos razão para que uma Igreja tenha outra fonte de autoridade, quer seja o Papa, o Livro dos Mormons, a Sociedade Torre de Vigia e principalmente um pastor que alegue ter comunicação direta com Deus. Se você se sente confortável numa Igreja sem levar sua Bíblia, provavelmente deve haver algo de errado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário