26 de agosto de 2010

Capítulo 9 - A Quem Devemos Confessar?

Você deve lembrar-se de que quando os discípulos pediram que Jesus lhes ensinasse a orar, ele disse: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome... (Mateus 6:9). Jesus estava lhes ensinando que nossas orações deveriam ser dirigidas a Deus Pai... Mas ao longo dessa oração a Deus Pai, Jesus continuou: E perdoa-nos as nossas dívidas, como também nós perdoamos aos nossos devedores (v. 12). O Próprio Senhor Jesus Cristo, nesta oração, nos ensinou a orar pedindo perdão de nossos pecados diretamente a Deus Pai. Confessamos nossos pecados diretamente a Deus Pai, não porque, como Protestantes, desejamos ser diferentes, mas porque essa é a maneira como Jesus ensinou os seus discípulos a orar.

Essa era a maneira normal dos cristãos confessarem seus pecados nos primeiros séculos da Igreja. A confissão ao padre tornou-se doutrina oficial da Igreja Católica em 1.225 d.C. Os padres tinham começado a ouvir confissões algum tempo antes disso, mas eles oravam a Deus pelas pessoas, e não afirmavam poderem eles próprios perdoar esses pecados, como fazem agora.

Com o fito de promover o confessionário, alguns padres referem-se à seguinte passagem de João 20:21-23: Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos. A primeira coisa que devemos saber é que estas palavras não foram ditas apenas aos Apóstolos ou a qualquer outra classe especial, mas a todos os seguidores de Cristo, que estavam juntos naquele tempo. Perdoar pecados não é, portanto, um privilégio do clérigo, mas de todos os crentes.

Para completar, devemos perguntar como foi que os presentes, ouvindo estas palavras de Cristo as interpretaram. Que fizeram eles para obedecê-lo? Eles evidentemente entenderam que os pecados são perdoados quando as pessoas confiam em Cristo como Salvador, porque saíram dali e foram pregar as boas novas de que confiando em Jesus temos o perdão dos pecados (Atos 2:37, 38; 10:43). Eles não foram escutar confissões e dizer que eles podiam perdoar pecados, como fazem agora os padres da Igreja Católica. O Livro de Atos é a história do que os primeiros cristãos faziam e de como Deus trabalhava através deles para propagar o Evangelho naquele tempo. Se você ainda tem dúvidas, um estudo cuidadoso deste Livro vai convencê-lo.

O episódio de João 20, pelo que temos examinado nos versos 21-23, também se encontra em Lucas 24:46-48, com adição de um detalhe muito importante: E disse-lhes: “Assim está escrito, que o Cristo devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que, em seu Nome, fosse proclamado o arrependimento para a remissão dos pecados, a todas as nações, a começar por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso. Cristo estava falando de pregar arrependimento (penitência é uma tradução pobre) e a remissão de pecados, e não de confessar nossos pecados aos homens. Ao indagarmos: “o que fizeram aqueles que o ouviram?” e, estudando a resposta na Bíblia, podemos facilmente verificar o que o Senhor quis dizer: testemunhar de Cristo e proclamar sua salvação, foi o que eles entenderam que Cristo estava lhes dizendo, e foi o que eles fizeram. Os confessionários apareceram centenas de anos mais tarde.

Você pode indagar: “precisamos ou não confessar nossos pecados?” Sim, todo cristão deve confessar seus pecados, mas não a homens, porque só Deus tem o poder de perdoar pecados. O Apóstolo João escreveu: Se confessarmos os nossos pecados, ele, que é fiel e justo perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça (1 João 1:9). Esta exortação bíblica de confessarmos nossos pecados a Deus está muito clara, mas em caso de haver mal-entendido, quase todas as traduções usam confessar, enquanto poucas usam reconhecer. Também, se você ler os versos precedentes, vai ler aquele que é justo referindo-se claramente a Deus.

Devemos confessar nossos pecados a Deus, confiando nele para nos perdoar baseados no sangue de Cristo que foi derramado por nossos pecados. Como nós confiamos Nele, nós achamos que, como sua Palavra afirma, Naquele que é justo podemos confiar para perdoar nossos pecados e limpar-nos de toda injustiça.

Se tivermos pecado contra alguém, a Bíblia nos ensina a pedir-lhe perdão, também. Portanto, se eu tivesse pecado contra um padre, deveria confessar-lhe este pecado, mas também a Deus. Existem ocasiões em que necessitamos falar com alguém sobre o que temos feito. A idéia, entretanto, de confessar a um padre, em lugar de confessar a Deus, jamais foi encontrada nas Escrituras.

Orando diretamente ao seu Pai Celestial, confessando-lhe todos os pecados de que você se lembra ter cometido, confie em que Cristo já pagou por todos eles. Então, no futuro, quando você cair em algum pecado, confesse-o imediatamente a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário